Na Imprensa

2021

PSD Lisboa queria comissão para acompanhar vacinação, mas fico (quase) sozinho

PSD acusa PS e esquerda municipal de não quererem “uma força política presidida por alguém fora da geringonça municipal a fiscalizar o plano de vacinação”.

[Observador, 02.03.2021]

PSD Lisboa acusa Medina de se ter “demitido das suas funções” na preparação dos festejos do Sporting 

Concelhia social-democrata critica a falta de acção do presidente da câmara na definição de um plano que acautelasse segurança física e sanitária nos festejos do título. PSP diz que deu parecer negativo a festa junto ao estádio, mas que a câmara não respondeu. 

[Público 13.05.2021]

PSD lança campanha a denunciar “os fracassos” de Medina

De acordo com o partido, as promessas eleitorais do autarca socialista para a cidade de Lisboa “foram muitas, mas pouco ou nada se desenvolveram”.

[Notícias ao Minuto 13.05.2021]

Jornal SOL PSD lança campanha contra Medina

Os sociais-democratas garantem que “as promessas eleitorais de Fernando Medina para a cidade de Lisboa foram muitas, mas pouco ou nada se desenvolveram nos últimos quatro anos”.

[Jornal Sol, 13.05.2021]

PSD Lisboa queria comissão para acompanhar vacinação, mas fico (quase) sozinho

PSD acusa PS e esquerda municipal de não quererem “uma força política presidida por alguém fora da geringonça municipal a fiscalizar o plano de vacinação”.

[Observador, 02.03.2021]

 PSD diz que demissão de vereador comprova falhas na vacinação

O PSD Lisboa considerou esta terça-feira que a demissão do vereador da Proteção Civil, Carlos Castro, era “inevitável”, argumentando que a renúncia comprova que a estratégia de vacinação contra a Covid-19 “está a falhar”.

[TSF, 16.02.2021]

PSD Lisboa contesta escolha de 450 pessoas vacinadas em quatro freguesias

A concelhia do PSD Lisboa contesta a indicação, por parte dos presidentes de quatro juntas de freguesia, de pessoas que receberam, esta sexta-feira, a vacina contra a covid-19. Os autarcas visados adiantam que foi uma situação “excecional”, que obrigou a agir rapidamente para aproveitar as sobras…

[Jornal de Notícias, 13.02.2021]

Vereador da Proteção Civil e diretora de Higiene Urbana de Lisboa foram vacinados com as sobras dos lares

A Comissão Política do PSD Lisboa, liderado por Luís Newton, já veio exigir a demissão do vereador. “Quando existem portugueses em situações de risco e fragilidade que continuam a aguardar a sua vez de serem vacinados não podemos aceitar o argumento das “sobras” para que estas decisões passem…

[Público, 11.02.2021]

  Covid-19: PSD Lisboa exige encerramento de escolas a partir do segundo ciclo

O apelo é feito tendo em conta o “agravamento da situação pandémica com consequente incapacidade em garantir cuidados de saúde”.

[Jornal de Negócios, 20.01.2021]

2020

   PSD Lisboa pede que autarquia suspenda pagamento de parquímetros

Argumentando que se trata de uma despesa “extra” e “incomportável”, o líder dos sociais democratas em Lisboa pede que a câmara de Fernando Medina suspensa o pagamento dos parquímetros.

[Jornal Económico, 04.11.2020]

 PSD Lisboa critica campanha de vacinação contra a gripe anunciada por Medina

Em causa está um dispositivo de proximidade anunciado pelo presidente da Câmara de Lisboa, que garantirá a vacinação contra a gripe a todos os munícipes idosos que queiram ser vacinados.

[Observador, 29.09.2020]

   “A vida não pode parar”

O PSD, enquanto maior partido da oposição, tem de criar uma arrojada agenda alternativa enquanto luta para que se protejam os portugueses desta governação em cima do joelho.

[Jornal i, 23.09.2020]

  “Fernando Medina tem sido um desastre na gestão da pandemia”

Novo líder do PSD de Lisboa diz que é preciso criar uma frente unida para as autárquicas de 2021 em Lisboa e vai dialogar com CDS, Iniciativa Liberal e Aliança, além de movimentos.

[Jornal i, 11.09.2020]

   Líder do PSD/Lisboa pede demissão do vereador do Bloco. Atraso nas obras de escola na Lapa foi a “gota de água”

Luís Newton, presidente da Junta da Estrela, afirma que Manuel Grilo, do Bloco de Esquerda, não estava pronto para ser vereador e exorta-o a renunciar ao mandato. A poucos dias do arranque do ano letivo, diz que preparou as instalações da Junta de Freguesia da Estrela para receber os alunos de uma escola da Lapa. O espaço foi vistoriado esta quinta-feira por técnicos da autarquia e aceite provisoriamente

[Expresso, 03.09.2020]

   Covid-19: PSD Lisboa defende uso obrigatório de máscara na rua

O presidente do PSD Lisboa pediu que se torne obrigatória a utilização de máscaras no espaço público com o regresso das pessoas aos trabalhos e à escola. [Sábado, 29.08.2020]

   PSD-Lisboa. “Condeno o racismo, a xenofobia e as formas de exclusão”

Luís Newton, presidente do PSD-Lisboa, defende que atos de racismo “são intoleráveis seja contra quem forem praticados”.

[Notícias ao Minuto, 13.08.2020]

   Mais Vale Prevenir do que Remediar

“Sun Tzu dizia que todas as batalhas eram ganhas antes de serem disputadas. Isto queria dizer que a preparação era a chave da vitória e que sem ela nem valia a pena combater. Apesar das analogias bélicas não serem adaptáveis para o combate a uma pandemia, o foco na prevenção não podia ser uma prioridade mais relevante.”

[Jornal i, 30.07.2020]

   PSD defende mandato municipal para obrigar ao uso de máscara na rua em Lisboa

“Meias medidas e recomendações não estão a funcionar”, lê-se no comunicado enviado pela bancada do PSD da Assembleia Municipal de Lisboa. [Público, 16.07.2020]

   Luís Newton vence concelhia de Lisboa e quer mostrar que “PSD está bem vivo”

Luís Newton vincou o peso que a concelhia social-democrata deve ter no partido a nível nacional e que a votação dos militantes refletiu uma vontade de trabalhar em nome de “um objetivo comum” para o futuro. [TSF, 12.07.2020]

  PSD Lisboa quer esclarecimentos da EGEAC sobre nomeação de Rita Rato para museu do Aljube

O grupo municipal do PSD em Lisboa interpôs um requerimento para obter esclarecimentos da EGEAC sobre a nomeação da ex-deputada Rita Rato para a direção do Museu do Aljube.

[Observador, 10.07.2020]

   PSD Lisboa diz que Medina está “claramente desorientado”

Luís Newton, presidente de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, reagiu à opinião de Fernando Medina no The Independent sobre restrições ao alojamento local acusando-o de ser incoerente.

[Observador, 06.07.2020]

   PSD pede saída de Fernando Medina por demora na reação à pandemia. “Tem de ser o primeiro a demitir-se”

Os sociais-democratas acusam o autarca de ser o primeiro responsável pela crise sanitária na região e pressionam Fernando Medina a ser consequente com as críticas que fez às autoridades [Expresso, 30.06.2020]

   PSD/Lisboa exige medidas de fiscalização nos transportes públicos

A distrital de Lisboa do PSD exigiu hoje ao Governo que sejam tomadas medidas ao nível dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa (AML), demonstrando preocupação face à falta de fiscalização para controlar a situação pandémica.

[Notícias ao Minuto, 29.06.2020]

   PSD/Lisboa pede esclarecimentos a Medina sobre ocupação ilegal em Arroios

Grupo Seara afirma ter enviado ‘e-mails’ à autarquia a dar conta de que iriam ocupar o espaço “e que nunca obtiveram resposta”. PSD quer saber o que fez o município e em que data deu entrada o projeto de licenciamento do imóvel na câmara.

[Sábado, 09.06.2020]

   Assembleia Municipal de Lisboa recomenda uso generalizado de máscaras

Na recomendação, apresentada pelo PSD, é referido que o uso generalizado de máscaras deve acontecer, “em particular”, nos espaços em que as pessoas estejam em proximidade com outras, devido à pandemia de covid-19.

[Notícias ao Minuto, 14.04.2020]

   Distrital apela à declaração de Estado de Emergência

Distrital do PSD de Lisboa que “só a declaração do Estado de Emergência pode salvaguardar o nosso País e os portugueses”.  E pede-se o “controlo das entradas e saídas no aeroporto e porto de Lisboa, bem como por via de transportes ferroviário e rodoviário”.

[Jornal i, 15.03.2020]

  Lisboa. Chumbada proposta de alargar o programa de concessão gratuita de manuais escolares a estudantes do ensino privado

Foi chumbada, em Assembleia Municipal, a proposta do PSD de atribuir manuais gratuitos aos estudantes carenciados do ensino privado. Recomendação da Provedoria segue para Ministério da Educação.

[Observador, 19.02.2020]

2019

   PSD quer uma zona de estacionamento da EMEL em cada freguesia de Lisboa

Grupo municipal do PSD vai apresentar proposta de recomendação para limitar as zonas de estacionamento da EMEL. [Dinheiro Vivo, 18.06.2019]

   PSD/Lisboa quer que famílias sejam compensadas pelo atraso no passe familiar

O grupo municipal do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) anunciou hoje que vai apresentar uma proposta que visa compensar as famílias lisboetas devido ao atraso na concretização do passe familiar. Diário de Notícias [02.04.2019]

Assembleia Municipal de Lisboa quer passes familiares para bicicletas

A criação de uma conta familiar e a alteração da idade mínima legal para a utilização da rede Gira (dos 18 para os 16 anos) estão entre as medidas propostas pelos deputados municipais do PSD e aprovadas nesta terça-feira.

Time Out [12.02.2019]

   Deputado do PSD acusa câmara de Lisboa de não colocar regras de utilização nas trotinetes elétricas

O deputado da Assembleia Municipal do PSD, António Prôa, acusou hoje a Câmara Municipal de Lisboa de não colocar regras na utilização destes veículos elétricos pela cidade.

Jornal i [29.01.2019]

2018

  PSD quer isentar lisboetas do pagamento de taxa turística

Sociais-democratas recordam que outras capitais europeias, como Paris ou Roma, já conferem esta isenção aos seus residentes.

Sábado [17.12.2020]

   PSD aperta cerco a Salgado e pede investigação aos serviços de urbanismo da Câmara de Lisboa

As dúvidas e as suspeições vindas a público, nos últimos dias, são tantas que mais vale investigar. Seguindo este princípio, o PSD quer ver esclarecidos as decisões e os actos de gestão corrente dos serviços de urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa CML) nos últimos anos. O Corvo [18.09.2018]

  PSD Lisboa quer saber quantos processos existem nos tribunais contra a câmara

Os deputados municipais de Lisboa eleitos pelo PPD/PSD querem saber quantos processos judiciais relacionados com a câmara estão pendentes nos tribunais. Acusam a autarquia de não cumprir a lei que a obriga a prestar informação à assembleia municipal.

Diário de Notícias [07.09.2018]

  PSD quer acesso a queixas contra obras no prédio de Ricardo Robles

Deputados do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa já pediram acesso ao processo de licenciamento relacionado com o imóvel comprado pelo ex-vereador do Bloco de Esquerda, que já não tinha “condições políticas” para continuar na autarquia. Diário Notícias [30.07.2018]

   PSD de Lisboa quer Sá Carneiro no Panteão

Depois da proposta de deputados do PS e PSD para Mário Soares merecer essa honra, laranjas de Lisboa sugerem idêntica homenagem para antigo primeiro-ministro.

Diário de Notícias [24.07.2018]

   Luís Newton defende que Câmara de Lisboa não pode criar cidadãos de 1.ª e 2.ª

O presidente da Junta de Freguesia da Estrela levou o tema do estacionamento à reunião desta terça-feira, da Assembleia Municipal. Sem nunca referir o caso concreto de Madonna, Luís Newton defendeu que a Câmara Municipal de Lisboa não pode criar cidadãos de primeira e de segunda.

SIC Notícias [03.07.2018]

   PSD acusa maioria em Lisboa de “política desconcertante” devido ao “mono do Rato”

O líder social-democrata na Assembleia Municipal de Lisboa acusou hoje a maioria camarária de seguir uma “política desconcertante de urbanização sem regras”, na sequência do pedido do Ministério Público da nulidade do licenciamento do polémico edifício “mono do Rato”.

[Diário de Notícias, 30.05.2018]

   PSD exige medidas à Câmara de Lisboa para os sem abrigo

O PSD de Lisboa manifestou-se hoje preocupado com a ausência de um plano de apoio à população sem-abrigo da cidade, perante a nova vaga de frio e exigiu medidas imediatas.

[Sapo 24, 02.02.2018]

2017

   Assembleia Municipal de Lisboa vai debater segurança da vida noturna na cidade | Diário de Notícias

A Assembleia Municipal de Lisboa vai promover um debate temático subordinado ao tema “Segurança e Qualidade da Vida Noturna na cidade de Lisboa”, na sequência de uma proposta apresentada pelo PSD.

[Diário de Notícias, 21.11.2017]